Café é muito melhor do que você pensa
- Gersio Passerine
- 6 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
O Café é a bebida mais consumida no mundo entretanto a maioria das pessoas que toma café diariamente ignora quais são as substâncias benéficas que estão presentes no café e pensa que o café contém apenas ou principalmente cafeína.
Um grande engano.
O café possui apenas 1 a 2,5 % de cafeína. Diversas outras substâncias em maior quantidade, e mais importantes para o organismo humano.
O grão de café (café verde) possui além de uma variedade de minerais como potássio (K), magnésio (Mg), cálcio (Ca), sódio (Na), ferro (Fe), manganês (Mn), rubídio (Rb), zinco (Zn), cobre (Cu), estrôncio (Sr), cromo (Cr), vanádio (V), bário (Ba), níquel (Ni), cobalto (Co), chumbo (Pb), molibdênio (Mo), titânio (Ti) e cádmio (Cd); aminoácidos como alanina, arginina, asparagina, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, isoleucina, lisina, metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, tirosina, valina; lipídeos como triglicerídeos e ácidos graxos livres , açúcares como sucrose, glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos.
Adicionalmente o café também possui uma vitamina do complexo B, a niacina (vitamina B3, PP ou "Pelagra Preventing" que é uma deficiência nutricional causada pela falta de ácido nicotínico) e, sem contar com os ácidos clorogênicos, na proporção de 7 a 10 %, isto é, 3 a 5 vezes mais que a cafeína.
A cafeína é termo-estável não sendo destruída pela torrefação excessiva. As demais substâncias, como aminoácidos, açúcares, lipídeos, niacina e os ácidos clorogênicos dependem diretamente do processo de torra para a sua manutenção. Os cafés especiais com suas torras claras e medias claras preservam totalmente estes componentes tão benéficos a nossa saúde.
Os ácidos clorogênicos (em quantidades de 3 a 10 vezes maior que a cafeina) são polifenóis com ação antioxidante que no processo de torra forma quinídeos, os quais possuem um potente efeito antagonista opioide, atuando diretamente na redução da depressão e necessidade do uso de drogas licitas ou não.
Por isto o consumo regular de uma planta como o café, na dose de 4 xícaras diárias, pode ajudar a prevenir a depressão e suas conseqüências, como o consumo de drogas, conforme dados de diversos estudos científicos modernos no Brasil e no exterior.
Estes resultados apenas nos mostram o porque a humanidade escolheu o café como bebida matinal sendo consumido logo ao acordar o que nos mantem despertos, ativos e de bom humor durante o dia: a cafeína estimula a atenção, a concentração e a capacidade intelectual e os ácidos clorogênicos modulam o estado de humor, impedindo a depressão.
Por isto o consumo diário de café com ou sem leite em doses moderadas de até quatro xícaras diárias é recomendado para jovens e adultos de todo o mundo. A bebida, uma solução aquosa, não contém gorduras e proteínas, sendo destituída de valor calórico.
Artigo publicado originalmente em www.abic.com.br.
Comments